Na Ladeira da Misericórdia, Centro Histórico de Salvador, encontra-se uma construção maravilhosa da arquiteta italiana Lina Bo Bardi, o "Coatí". Lá funcionou durante muito tempo o restaurante Zanzibar, porém, atualmente, o prédio encontra-se completamente abandonado e quase esquecido. O
Projeto Ativa, coordenado por Lanussi Pasquali e Joãozito, pretende ocupar o espaço por 2 meses; durante os meses de abril e maio, vários artistas farão uma série de ações/intervenções nos múltiplos espaços do Coatí.......O GIA aceitou o convite e, seguindo o projeto arquitetônico de Lina - que se apropria da forma espiral para a construção do prédio - criou a proposta ESPIRAL, uma série de ações que dialogam conceitualmente com esse complexo arquitetônico. Lina ensina:
"Sobre a restauração do centro histórico de Salvador.. pensamos num sistema de recuperação que deixe perfeitamente intacto não somente o exterior, mas também o espírito, a alma interna de cada edifício. "
ESPIRAL é uma proposta artística que se divide em 3 momentos:
plantar, pescar e cozinhar. No início dessa tríade circular encontra-se o ato de plantar (a construção de uma espiral de ervas na terra do Coatí), como dispositivo deflagrador das ações subsequentes: a pescaria (uma manhã de pesca coletiva no Barco-Escola GIA) seguida de uma cozinha, também colaborativa, no ambiente externo do local. ESPIRAL é um processo artístico que abrange os 4 elementos da natureza em sua amplitude: terra, água, fogo, ar.
Iniciamos a primeira etapa (a plantação da espiral de ervas) no último domingo, 03 de abril.
Próximo sábado, 09/04, abre a OCUPAÇÃO COATY!! ESPERAMOS TODOS LÁ!!!
Mais informações aqui:
Projeto Ativa / Ocupação Coaty












Fotos: Lu Pires e GIA